terça-feira, 8 de maio de 2012

REFLETINDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DO CINEMA: PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA



Robson de Oliveira Silva

Graduando em História /UEPB
Monitor de Cinema e Ensino de História  na Educação Básica

O filme Preciosa – Uma história de esperança dirigido por Lee Daniels aborda o caso de uma garota estadunidense com uma vida familiar conturbada, que através da educação consegue conviver com a sua realidade e se desprender de uma situação de opressão familiar responsável por leva-la a uma série de problemas irreversíveis. 
O filme narra à história de Claireese Precious Jones, uma garota suburbana de origem afro-americana de 16 anos que sofre uma série de problemas como o preconceito por ser afrodescendente e obesa, violência sexual por parte do pai e opressão e agressão física por parte da mãe, mas que consegue transpor sua condição de oprimida através de uma educação libertadora. 
Preciosa é violentada pelo pai desde os três anos de idade, e chega a ter dois filhos com ele, um deles com síndrome de Down. Sua mãe violenta ela verbalmente e fisicamente, e faz dela uma serviçal doméstica enquanto a culpa pelo fato de ter sido molestada pelo pai. Por estar grávida a coordenação da escola não permite que ela frequente mais a escola, forçando-a a ir para uma escola de ensino especial, voltada para alunos com problemas de migração ilegal, drogas, e gravidez precoce. 
Na nova escola, Preciosa consegue tomar consciência de sua própria realidade adversa e conseguir compreender que pode se libertar das amarras da opressão através do amor, da esperança e da amizade. Além de ser molestada pelo pai, contrai o vírus do HIV através dessa relação. Entretanto, descobre através da interação com seus colegas de classe, que mesmo com todos esses problemas ela pode superar sua condição e ter uma vida mais digna ao lado de seus filhos.
O importante desse filme, fazendo uma relação com a educação, é o fato de esta ter possibilitado à Preciosa a consciência de que ela poderia se libertar da opressão. Mesmo que os alunos não tenham uma vida tão peculiar como a da personagem do filme, muitos passam também por inúmeras dificuldades, sejam elas financeiras ou de relações conflituosas com a família ou com a sociedade.
Diante disso o papel do professor é buscar ao menos tomar consciência de alguns desses problemas e estabelecer um diálogo motivador com os alunos. Em casos de extrema complexidade, a escola deve possibilitar um melhor acompanhamento psicológico e social ao aluno, de forma a procurar sanar problemas ou fazer o aluno perceber que com otimismo, amor e força de vontade, muitas das barreiras oferecidas pela vida podem ser vistas como um desafio a ser vencido, e não como um obstáculo intransponível.
 REFERÊNCIA
PRECIOSA – Uma história de esperança. Direção de Lee Daniels, roteiro de Geoffrey Flectcher, romance escrito por Sapphire; EUA: produzido por Sarah Siegel-Magness, Lee Daniels, Gary Magness, 2009. DVD (110min.) Ntsc, son., color. Legendado Port.