terça-feira, 8 de maio de 2012

CONCEITOS E METODOLOGIAS NA ANÁLISE DE FILMES

Helenize Carlos de Macêdo
Graduanda em Geografia/UEPB
Monitora de Metodologia da Pesquisa com Filmes e  Desenhos Animados

REFERÊNCIAS
PENAFRIA. Manuela. Análise de filmes – conceitos e metodologias. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso em: 31 Mar 2012.

        O texto de Penafria (2009) aborda o que é a análise de filmes, mostrando o papel desta atividade nos discursos sobre cinema, ao mesmo tempo busca discutir metodologias possíveis para a análise de filmes. Em um primeiro momento, a autora discute o conceito de análise fílmica diferenciando-a da crítica dos filmes, feito isto, explicita a utilidade de se analisar filmes. Para Penafria (2009, p.1): “Analisar um filme é sinônimo de decompor esse mesmo filme.” Citando Aumont (1999) mostra: não existe uma metodologia universalmente aceite para se proceder a análise de filmes. Porém, para Vanoye (1994): “é comum utilizar duas etapas: em primeiro lugar decompor, ou seja, descrever e, em seguida, estabelecer e compreender as relações entre esses elementos decompostos, ou seja, interpretar”.

        Em um segundo momento, Penafria (2009) mostra como analisar um filme e mostra os principais tipos de análise de filmes, como podemos ver a seguir: 

a)   Análise Textual: é o tipo de análise que considera o filme como um texto. Essa análise é decorrente da vertente estruturalista de inspiração linguística dos anos 1960 e 1970. O objetivo desse tipo de análise é decompor o filme dando conta de sua estrutura;
b)   Análise de Conteúdo: Esse tipo de análise considera o filme como um relato levando em conta o tema do filme;
c)   Análise Poética: é o tipo de análise que entende o filme como uma programação/ criação de efeitos;
d)   Análise da imagem e do som: Este tipo de análise entende o filme como meio de expressão, utilizando do espaço do filme como recurso de análise numa abordagem cinematográfica. (PENAFRIA, 2009, p. 5-7).

A análise de filmes é importante, pois, como mostra Penafria (2009, p.4-5):

A análise é uma actividade que perscruta um filme ao detalhe e tem como função maior aproximar ou distanciar os filmes uns dos outros, oferece-nos a possibilidade de caracterizarmos um filme na sua especificidade ou naquilo que o aproxima, por exemplo, de um determinado gênero. E essa oportunidade poderia ser melhor aproveitada”.

        A autora conclui o texto reafirmando a importância da análise de filmes, entendendo-a como “fundamental e urgente nos discursos de cinema”, pois considera que através da análise, será possível verificar e avaliar os filmes de acordo com as especificidades e semelhanças em relação a outros filmes. Como também através da análise é possível aprender a fazer cinema. (PENAFRIA, 2009, p.9).