terça-feira, 8 de maio de 2012

O FILME “NENHUM A MENOS” E O PAPEL DO EDUCADOR



Robson de Oliveira Silva
Graduando em História /UEPB
Monitor de Cinema e Ensino de História na Educação Básica


        O filme “Nenhum a Menos” dirigido por Zhang Yimou retrata a realidade conturbada de uma escola na zona rural de uma província distante (Shinquan) no território chinês, onde a infra-estrutura precária da escola, a distância desta do meio urbano e a pobreza dos alunos faz desta escola um difícil e árduo trabalho de educação. As responsabilidades recaem sobre o único professor da escola (Gao), único funcionário da escola e responsável também por cuidar das crianças, inclusive preparar suas refeições, cuidar da limpeza do lugar e ainda cuidar de algumas crianças que permanecem na escola.
        Um dia quando Gao necessita sair da escola para visitar sua mãe que está doente ,resolve deixar as crianças aos cuidados de Wei Minzhi, uma menina de 13 anos de idade que nunca lecionou. Ela aceitou tomar conta das crianças com vista no pagamento que o professor havia lhe prometido. O papel inicial de Wei Minzhi seria apenas fazer com que nenhum dos alunos deixasse a escola, sendo como papel de professora apenas escrever no quadro algumas atividades e manter a ordem na sala.
        Mas quando Minzhi se depara com um aluno que foge da província em busca de conseguir dinheiro na cidade, ela sai desesperada em busca da criança, deixando as demais à pura sorte, indo para a cidade grande e passando por privações em busca de encontrar seu aluno perdido. Depois de muito pesar, Minzhi consegue encontrar seu aluno através de um depoimento na televisão e além de conseguir reencontrá-lo ela consegue um investimento financeiro para a melhoria da escola.
        O que podemos debater a partir deste filme, é a forma como uma menina sem experiência nenhuma no ofício de lecionar acaba tomando uma postura de educadora, e que com todo apego consegue se dedicar a um aluno e salvá-lo da miséria. Isso mostra a dedicação que esta educadora tinha por seus alunos, fazendo de sua jornada uma verdadeira lição de vida. Através de Nenhum a Menos podemos ressaltar a importância da educação como prática libertadora, pois tanto Minzhi quanto seus alunos tiveram sua vida transformada através da educação, a atitude desesperada dela em salvar o aluno fez com que a escola fosse reformada e que as autoridades recaíssem seus olhares sobre a precariedade da educação naquela região da China.

REFERÊNCIA

NENHUM A MENOS (Yi ge dou bu neng shao). Direção de Yimou Zhang, escrito por Xiangsheng Shi. China: distribuído por Columbia Home Vídeo, 1998/1999. DVD (106min.). Ntsc, son., color. Legendado Port.