domingo, 18 de dezembro de 2011

LISTA TEMÁTICA DE FILMES: ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS USOS E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA E DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CINEMA

Por Robson de Oliveira Silva


Pensar o cinema como uma fonte documental que nos permite entender as práticas culturais e as representações de uma sociedade e seu momento histórico, assim como seu uso como prática didática, nos proporciona o acesso a uma variada gama de informações e enunciados imersos em documentos audiovisuais que possuem grande aceitação pelo público discente. Entender as obras do cinema não como verdade absoluta ou como documentos verdade no discurso posto abre espaço para inúmeros debates que vão desde a compreensão e contextualização do seu lugar social de produção até as simbologias presentes nas obras como sendo parte de uma teia de representações sociais e culturais que propõem ao alunado o debate a cerca dos inúmeros aspectos históricos, sociais e culturais que permeiam a elaboração das obras cinematográficas e seus usos e ressignificações pelo público espectador. Nesse sentido, a listagem proposta visa debater e problematizar as representações e usos contidos na arte de fazer do cinema a cerca da cultura e das identidades afro-brasileiras nos filmes, sugerindo um diálogo a cerca do contexto histórico representado assim como o contexto social do qual o filme foi criado. Fazendo uso da ferramenta audiovisual em sala de aula, com o uso da lista de filmes citada estamos também proporcionando o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, cuja lei 10.639/2003 torna obrigatório o ensino deste tema na educação básica.

Lista de Filmes:

1- “CAFUNDÓ” (Roteiro de Paulo Betti, Direção de Paulo Betti e Clovis Bueno, 2005.
Duração: 101 minutos.)

2- “ATABAQUES NZINGA” (Roteiro de Rose La Creta, Octávio Bezerra, direção de Octávio Bezerra, 2008. Duração: 84 min.).

3- “O AMULETO DE OGUM” (Roteiro de Nelson Pereira dos Santos E Francisco, direção de Nelson Pereira dos Santos, 1974. Duração: 112 min.).

4- “BARRAVENTO” (Roteiro de Glauber Rocha, Luiz Paulino dos Santos e José Teles, direção de Glauber Rocha, 1961. Duração: 80 min.)

5- “QUILOMBO” (Roteiro e direção de Cacá Diegues, 1984. Duração: 119 min.). 

6- “XICA DA SILVA” (Roteiro de Carlos Diegues e João Felicio dos Santos, direção de Cacá Diegues, 1976. Duração: 107 min.). 

7- “GANGA ZUMBA” (Roteiro de Cacá Diegues, Leopoldo Serran e Rubem Rocha Filho, direção de Cacá Diegues, 1964. Duração: 92 min.).

8- “O PAGADOR DE PROMESSAS” (Roteiro e direção de Anselmo Duarte, 1962. Duração: 95min.).

9- “A GRANDE FEIRA” (Roteiro de Rex Schindler, direção de Roberto Pires, 1961. Duração: 91 min.).

10- “CORDÃO DE OURO” (Roteiro e direção de Antônio Carlos Fontoura, 1977. Duração: 77 min.)

11- “QUANTO VALE OU É POR QUILO” (Roteiro de Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto, direção de Sérgio Bianchi, 2005. Duração: 104 min.).

12- “ATLÂNTICO NEGRO: NA ROTA DOS ORIXÁS” (Roteiro de Renato Barbieri e Victor Leonardi, direção de Renato Barbieri, 1998. Duração: 75min.)

13- “BESOURO” (Roteiro de Patrícia Andrade e João Daniel Tikhomiroff, direção de João Daniel Tikhomiroff, 2009. Duração: 95min.).