Helenize Carlos de Macêdo
Graduanda em Geografia/UEPB
Graduanda em Geografia/UEPB
Monitora de Metodologia da Pesquisa com Filmes e Desenhos Animados
O filme Conrack (1974), de
Martin Ritt, mostra a atuação de um professor branco em uma comunidade de
pessoas negras, no Estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos. A trama
envolve os protagonistas principais: professor (Pat Conroy), a diretora da
escola (Sra. Scott) e o superintendente (Sr. Skeffington). O professor Pat
Conroy é enviado para uma ilha no Estado da Carolina do Sul para ensinar
crianças afro-descendentes entre 8 e 14 anos. Quando começa as suas atividades
percebe que estas não sabem ler, escrever e não conhecem a cultura americana. A
partir das necessidades dos alunos, o professor começa a ensinar relacionado os
conteúdos à realidade dos mesmos, mas os conteúdos ensinados partem do
referencial cultural dominante.
Percebemos nesse filme algumas
concepções de multiculturalismo, como o assimilacionista, na qual a cultura
externa é acolhida pela cultura dominante. O assimilacionismo se apresenta
quando o professor branco ensina aos alunos afro-descendentes a partir dos
referenciais da cultura branca, como por exemplo, quem foi Picasso e Beethoven,
os nomes de todos os presidentes norte-americanos, as tradições, as
festividades que remontam ao período de colonização (Dia das bruxas), dentre
outros. As crianças passam a incorporar essa cultura dominante e a usá-la no
seu dia a dia.
Percebemos também o
multiculturalismo particuralista no qual a identidade cultural é definida a
partir dos genes. Esse tipo de multiculturalismo é visto no filme através das
políticas adotadas pelas autoridades com relação à escola, como no exemplo em
que Conroy quer levar as crianças para a cidade e conhecer a festividade do Dia
das Bruxas e o superintendente Sr. Skeffington, se recusa a aceitar que as
crianças saiam da ilha. Podemos perceber também o endosso a essa atitude
preconceituosa pelos habitantes da cidade em relação as crianças
afro-descendentes da ilha.
A atuação do professor foi
bastante importante para as crianças, pois ensinava com o objetivo de
incluí-las em uma cultura diferente da sua. Apesar das crianças estarem no
mesmo país que o professor Conroy, não conheciam a chamada cultura dominante. É
através do assimilacionismo que passaram a conhecer.
Esse filme se passa no contexto das políticas educacionais
multiculturalistas no início dos anos 70 nos Estados Unidos, mostrando as
diferenças entre as culturas e a subtração da cultura do outro. Por este
motivo, é bastante importante a sua análise para percebermos as relações
interculturais e estabelecer o respeito entre as culturas.
REFERÊNCIA
CONRACK. Produzido por Harriet Frank Jr,
Richard Kobritz, Martin Ritt. EUA: Twentieth Century-Fox Film Corporation / Fox Video, 1974.
106min.