sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FILME CONRACK E SUA RELAÇÃO COM O MULTICULTURALISMO

 Helenize Carlos de Macêdo
Graduanda em Geografia/UEPB
Monitora de Metodologia da Pesquisa com Filmes e  Desenhos Animados

      O filme Conrack (1974), de Martin Ritt, mostra a atuação de um professor branco em uma comunidade de pessoas negras, no Estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos. A trama envolve os protagonistas principais: professor (Pat Conroy), a diretora da escola (Sra. Scott) e o superintendente (Sr. Skeffington). O professor Pat Conroy é enviado para uma ilha no Estado da Carolina do Sul para ensinar crianças afro-descendentes entre 8 e 14 anos. Quando começa as suas atividades percebe que estas não sabem ler, escrever e não conhecem a cultura americana. A partir das necessidades dos alunos, o professor começa a ensinar relacionado os conteúdos à realidade dos mesmos, mas os conteúdos ensinados partem do referencial cultural dominante. 
Percebemos nesse filme algumas concepções de multiculturalismo, como o assimilacionista, na qual a cultura externa é acolhida pela cultura dominante. O assimilacionismo se apresenta quando o professor branco ensina aos alunos afro-descendentes a partir dos referenciais da cultura branca, como por exemplo, quem foi Picasso e Beethoven, os nomes de todos os presidentes norte-americanos, as tradições, as festividades que remontam ao período de colonização (Dia das bruxas), dentre outros. As crianças passam a incorporar essa cultura dominante e a usá-la no seu dia a dia. 
Percebemos também o multiculturalismo particuralista no qual a identidade cultural é definida a partir dos genes. Esse tipo de multiculturalismo é visto no filme através das políticas adotadas pelas autoridades com relação à escola, como no exemplo em que Conroy quer levar as crianças para a cidade e conhecer a festividade do Dia das Bruxas e o superintendente Sr. Skeffington, se recusa a aceitar que as crianças saiam da ilha. Podemos perceber também o endosso a essa atitude preconceituosa pelos habitantes da cidade em relação as crianças afro-descendentes da ilha.
A atuação do professor foi bastante importante para as crianças, pois ensinava com o objetivo de incluí-las em uma cultura diferente da sua. Apesar das crianças estarem no mesmo país que o professor Conroy, não conheciam a chamada cultura dominante. É através do assimilacionismo que passaram a conhecer. 
            Esse filme se passa no contexto das políticas educacionais multiculturalistas no início dos anos 70 nos Estados Unidos, mostrando as diferenças entre as culturas e a subtração da cultura do outro. Por este motivo, é bastante importante a sua análise para percebermos as relações interculturais e estabelecer o respeito entre as culturas.

REFERÊNCIA

CONRACK. Produzido por Harriet Frank Jr, Richard Kobritz, Martin Ritt. EUA: Twentieth Century-Fox Film Corporation / Fox Video, 1974. 106min.