quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fa Mulan: de heroína dos chineses à princesa da Disney (Parte 1)

Por Danielle Pontes Rodrigues

Fa Mulan, personagem dos estúdios Disney, é uma personagem inspirada na heroína chinesa do século VI Hua Mulan. No cinema de animação, foi a personagem central da maior bilheteria do ano de 1997 e de uma continuação em 2002. Neste post, vamos traçar a sua biografia. 

Como toda jovem chinesa, o dever de Fa Mulan é casar, ter filhos, ser uma boa esposa, delicada e obediente e com isso trazer honra para a sua família. Por ser filha única da família, Fa carrega consigo a responsabilidade da descendência. Ao visitar a casamenteira do vilarejo para encontrar um noivo e obter um enlace conjugal, não obtêm sucesso, fato esse que causou um grande desagrado a sua família. Então, surge a oportunidade de tentar amenizar essa situação quando seu pai - o ex-soldado Fa Zhou - é convocado para a guerra em defesa da China, mas pode se integrar ao exército. Fa Zhou está velho e doente. Fa Mulan decide romper com as normas da sociedade chinesa e ir lutar no lugar de seu pai, para poder preservar a honra da família já que outrora não conseguiu conquistar essa “honra” através do casamento.

A jovem Fa Mulan se disfarça de homem e vai para a guerra contra os hunos e junto com ela vai o dragão Mushu. Mushu é um dragão bastante atrapalhado que irá ajudar Fa Mulan a se disfarçar de homem e não ser descoberta pelo seu general, o general Shang. Fa Mulan começa a adotar atributos como indicativos do gênero masculino como: engrossar a voz, ser agressiva, escarrar e também adotar um nome masculino Ping (inventado pelo dragão Mushu). Bastante atrapalhada, Fa Mulan começa a seguir os conselhos de Mushu no treinamento militar.

Com bastante destreza e inteligência, Fa Mulan torna-se uma heroína ao vencer a batalha liderando o exército militar e derrotando os hunos. Ela tomar o lugar do general Shang no quesito das estratégias para a derrota dos hunos. Fa Mulan demonstra força para alcançar seus objetivos e superar limites, mostrando os mesmos novos aspectos da mulher na sociedade contemporânea. Fa quer ser sujeito de sua própria história e não apenas coadjuvante. As mulheres querem estudar, trabalhar e com isso conquistar a sua independência, mas também querem casar, porém não querem ser apenas aquela mulher onde o seu dever é apenas dar suporte ao sucesso de seu marido e com isso ser submissa a ele, colocando a sua vida em segundo plano e isso se reflete nitidamente na personagem. Fa Mulan mostra-se uma mulher muito a frente do seu tempo, e torna-se um exemplo de superação de limites e preconceitos.