quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Recomendação: Conheçam o Cine Curta / Site de Animação

YARA GOMES SILVA
Graduanda em Pedagogia/UEPB
Bolsista de Iniciação Científica/PIBIC-CNPq-UEPB
Monitora no Projeto de Extensão O Cinema na Sala de Aula

Fiquei redondamente encantada com o site http://www.contioutra.com, em meus passeios pela internet, onde dei de cara com este site, cuja dona é a Josie Conti, psicóloga, 35 anos, nascida em Bragança Paulista e criada em Socorro, tendo como objetivo do site a divulgação de arquivos/vídeos que há faz pensar, e que inquietam ou que aceleram seu coração de tão belas e sublimes que são, assim ela mesma comenta, e concordo plenamente com ela, pois cada curta-metragem traz uma mensagem profunda e que realmente nos faz parar e refletir, não esquecendo do seu próprio cuidado de que: "em nenhum momento há a intenção de infringir o direito autoral de qualquer artista" (Josie), mais mostrar conteúdos de qualidade.

Só pra termos noção, citarei algumas animações que nos mostra realidades em que vivemos e muitas vezes não percebemos:

1. "Quando um velho monge eremita tem seu dia interrompido por um hóspede não convidado, ele é levado involuntariamente em uma jornada para descobrir o verdadeiro significado de companheirismo" => http://www.contioutra.com/the-misguided-monk-animation/. De fato, as pessoas as vezes estão e vivem preocupadas demais consigo mesma, com suas próprias necessidades, com seu próprio ego, de que pode, de que sabe, de que é "autossuficiente", muitas vezes viveram tão pra si que a dificuldade de receber alguém como companheiro, amigo, é algo novo, algo que é difícil de lidar e até por falta de experiência não sabe reagir a situações de companheirismo, amizade, carinho...

2. Bem como ponte de reflexão, outro caso tenso é a rede social, como é retratada nesta animação, http://www.contioutra.com/animacao-faz-reflexao-sobre-as-redes-sociais-e-o-medo-da-solidao-por-josie-contii/, onde "a sociedade atual valoriza o individualismo e a competitividade.... A pessoa passa muito mais horas trabalhando em um ambiente que é hostil e onde não pode confiar verdadeiramente nas pessoas, portanto, sem vínculos verdadeiros... É possível perceber que as redes sociais tornaram-se mais uma vitrine da imagem... Outra coisa que as redes sociais parecem ilusoriamente sanar é a sensação de que estamos cada vez mais isolados e sem vínculos reais, ou seja, os amigos e os contatos virtuais preenchem de alguma forma o medo da solidão". Não esquecendo desta também: Idiots: uma metáfora sobre o vício em redes sociais , "Idiots – Uma metáfora sobre o vício em redes sociais. Brincando com as marcas Apple e Facebook, ícones do comportamento contemporâneo de manter-se mais ocupado com seu aparelho que com o mundo ao redor"...

3. http://www.contioutra.com/man-uma-realidade-chocante/

4. http://www.contioutra.com/o-emprego-ganhador-de-102-premios-internacionais/

Duas animações que retrata a relação: homem X trabalho e o capitalismo gritante em nosso meio. Assim como a relação: homem X natureza, construindo destruição ao seu redor. Um panorama grotesco, de humor negro, do processo de depredação e abuso do mundo em que vivemos por parte do Homem.

Animações das mais simples as mais emocionantes:

5. http://www.contioutra.com/o-vendedor-de-ilusoes-animacao/ => Uma ótima reflexão sobre como nos deixamos levar pela aparência.

6. http://www.contioutra.com/bridge-nao-precisamos-derrubar-ninguem-para-seguir/ => Um curta simples e muito bem feito, que fala sobre a “técnica” de resolução de conflito da maior parte das pessoas teimosas no planeta: Centrar-se no seu próprio umbigo.

7. http://www.contioutra.com/animacao-que-ganhou-27-premios-internacionais-thelighthouse-farol-emocionante/ => Cheio de subtilezas e simbolismos, o filme trata delicadamente da relação entre pai e filho, do crescimento, de amor e respeito. Mostra que o fim também é o começo.

8. http://www.contioutra.com/mito-da-caverna-versao-platao-por-mauricio-de-souza/ => Curiosa e “modernizada” versão do mito da caverna, de Platão, feita pelo criador da Mônica e do Cebolinha, o quadrinista brasileiro Maurício de Souza.
Enfim, estas foram apenas algumas dentre as demais animações existentes no site, com opções de trabalharmos em sala de aula e diversas apresentações em qualquer espaço que assim julgarmos necessário, trazendo a mensagem adequada para o momento. Ah, só mais um lembrete, as grandes mensagens retratadas pelos diversos autores dessas animações foram em torno de pessoas, de relacionamentos, grupos sociais, homens... Podemos ver a grande necessidade do século: O valor de cada pessoa, em que consiste? Como vemos o outro? O que queremos ou esperamos do outro? Cabe a nós respondermos e olharmos para dentro de nós, para os nossos próprios sentimentos, para nossas diferenças...