Galba Araújo Lima
Graduanda em Pedagogia/UFPB
Monitora de Extensão/PROEAC-UEPB
Os
filmes animados mais assistidos são os da Disney, que são uma fonte de diversão
para as crianças e que atualmente está sendo visto como uma “máquina de ensino”
devido seu poder de persuasão e de transmissão de valores, por meio da fantasia
que estimula a imaginação dos pequenos (GIROUX, 2001).
Uma
das coisas importantes e interessantes das quais aprendemos no curso “Cinema &
Educação”, foi a de analisar o esquema de uma narrativa de filme. As narrativas
possuem uma estrutura básica composta de 31 funções que estão organizadas em
grupos narrativos (PROPP, 2006). Os filmes produzidos pela Disney e outras
empresas produtoras de cinema, como a PIXAR ou a New Line Cinema apresentam as funções do Propp em seus filmes, mas
não todas obrigatoriamente.
O
filme “A Princesa Encantada” produzido pela New Line Cinema e escrito por
Richard Rich, cujo título original é “The
SwanPrincess”segue esse esquema narrativo e apresenta muitas das funções do
Propp (2006). Pelo título do filme, podemos compreender que se trata de um
conto de fadas. Ao assisti-lo podemos identificar os personagens levando em
consideração as esferas do Propp (2006): o vilão
da história é o feiticeiro Rothbart (que tenta obter informações sobre o
Rei Willian e sua filha prejudicando-os); os doadores ou mentores são os amigos da princesa, Jean-Bob (o sapo
que fala francês e diz ser um príncipe), Veloz (a tartaruga) e Puffin (a coruja
esperta e que possui boas ideias, e que incentiva a princesa a ir atrás do seu
grande amor); o papel de ajudante
ficou para Bromley, um arqueiro atrapalhado e amigo fiel do príncipe; a
princesa Odette (prometida ao príncipe desde o seu nascimento e única filha do
Rei William); o expedidor do filme é Puffin
(a coruja), pois é dela que parte as ideias que impulsionam a princesa a fugir
do vilão Rothbart; o herói é o
príncipe Dere (também prometido a Odette desde criança, ambos vivem as turras
na infância, mas ao chegar a adolescência se apaixonam e prometem a seus pais,
casarem-se e unir seus reinos); o falso
herói é o vilão Rothbart, embora sinta um certo “afeto” por Odette,
transforma-a em cisne prometendo desfazer o feitiço se ela casar-se com ele.
No
filme “A Princesa Encantada” podemos destacar alguns pares binários, que se
refletem através dos personagens mostrando suas essências X aparências. Como já
foi dito, os pares binários identificados no filme são: bondade X maldade,
amizade X inimizade, coragem X covardia, beleza X feio, paixão X ódio,
humanidade X ambição, simplicidade X vaidade e, mágico X realidade.
Na
história podemos identificar o “estado de plenitude” (conceito de Todorov) que
ocorre enquanto Odette e Derek são crianças, pois vivem tranquilamente em seus
castelos, e também vivenciam parte da sua infância juntos nos períodos de
verão.
O
conflito é outra parte identificada
na história, e acontece quando o feiticeiro Rothbart sequestra Odette, mata seu
pai e a transforma em cisne, mantendo-a em um lago próximo ao seu castelo. Finalmente,
a resolução do conflito ou desfecho ocorre quando Derek descobre
que o cisne é Odette e a beija em sua forma real jurando amor eterno,
salvando-a da morte e matando o malvado feiticeiro. Então, os dois se casam e
vivem felizes para sempre.
Em
cada uma das cenas do filme foi possível identificar facilmente algumas das 31
funções da narrativa de Propp, de acordo com os seus grupos: preparação,
complicação, transferência, luta, retorno e reconhecimento.
Referência
Bibliográfica:
PROPP,
Vladimir I. Morfologia do conto
maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
TURNER,
Graeme. A narrativa no cinema. In: Cinema
como prática social. São Paulo: Summus, 1997. (p. 72-96)